Serviço Social: Saiba mais sobre esse Curso

Foto: Freepik.com

Temas como saúde, educação, violência doméstica e proteção à criança e ao adolescente fazem parte do universo do Serviço Social, que tenta mudar – para melhor! – a realidade de indivíduos, comunidades, regiões e do país.

O assistente social é um profissional qualificado que faz uso de elementos de diversas disciplinas para desenvolver seu trabalho: Sociologia, Psicologia e Pedagogia Social são algumas delas.

O Serviço Social envolve planejar, colocar em prática e acompanhar projetos sociais que visam à resolução de situações desfavoráveis aos grupos mais frágeis da sociedade.

Essas situações podem estar relacionadas fatores como: educação, saúde, alimentação; ambiente doméstico, escolar, comunitário, laboral ou penitenciário, e podem afetar tanto adultos quanto jovens e crianças.

Como é o trabalho do assistente social

O assistente social busca integrar ou reintegrar os indivíduos em seus meios correspondentes: uma criança, por exemplo, tem que estar bem integrada na escola e na família, não sofrer qualquer tipo de violência e ter atendidas suas necessidades de saúde e alimentação. Uma mulher tem o direito, entre outros, de estar integrada em seu trabalho, em sua casa e em sua comunidade, sem sofrer assédio ou qualquer tipo de violência. Um detento deve ser objeto de trabalhos específicos para a sua reintegração na sociedade. E assim por diante.

Em suma, o assistente social atua por uma sociedade mais justa.

O curso de Serviço Social tem por finalidade formar assistentes sociais competentes e compromissados com o planejamento, a implementação, a coordenação e a avaliação de políticas e projetos sociais junto a indivíduos, grupos, comunidades e instituições. Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, a formação do assistente social implica a compreensão crítica dos problemas sociais e suas relações com movimentos e demandas populares. Além dessa compreensão, ao assistente social cabe o domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos para ação nos processos sociais.

Mercado de Trabalho

O assistente social tem um mercado de trabalho bastante diversificado, atuando em órgãos públicos, hospitais, centros de saúde, varas da infância e da juventude, sindicatos, entidades filantrópicas, organizações não – governamentais, abrigos, creches, associação de moradores, empresas, consultorias. O assistente social tem sido solicitado para trabalhar em equipes multiprofissionais em diferentes contextos na medida em que o olhar desse profissional aprofunda o conhecimento do social em outras áreas.

Fonte: guiadacarreira.com.br
unip.br/Ead

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s